1982 foi o ano para o movimento Punk
Capa do LP "O Começo do Fim do Mundo" |
Em 1982, Antônio Bivar e Callegari, ambos guitarristas da banda Inocentes, se uniram e organizaram o maior evento punk de São Paulo. O festival foi batizado de "O Começo do Fim do Mundo" e aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, no Sesc Pompéia. Além de shows com os maiores ícones do punk de São Paulo e do ABC paulista, o evento também teve exposições de fotos, projeções de vídeos e fanzines. Simultaneamente, Antônio Bivar lançou o livro "O que é Punk" que fez parte da coleção "Primeiros Passos".
No total, foram vinte bandas e o show, que foi gravado ao vivo , rendeu um disco homônimo. Para bandas como M-19, Juízo Final e Suburbanos, foi o único registro. Como o festival reunia várias gangues, o confronto entre as mesmas foi inevitável e a repercussão do festival não foi das melhores.
O disco homônimo foi lançado primeiro em LP, em 1983, pela gravadora New Face Records e contou com a participação de 19 bandas. Treze anos depois o albúm foi relançado pela Decontrol Records e dessa vez com 20 bandas, já que a Ulster havia se sentido prejudicada na primeira gravação e se negou a participar do LP.
Este ano o festival completa 30 anos e terá uma segunda edição, realizada no mesmo local e batizada de "O Fim do Mundo, Enfim".
Segue abaixo a tracklist do albúm completo lançado em 1996. Tracklist:
01- Dose Brutal - Face da morte
02- M19 - 19 de abril
03- Neuróticos - Careca
04- Inocentes - Salvem el Salvador
05- Psykóze - Papo furado
06- Fogo Cruzado - Ratos de esgoto
07- Juízo Final - Liberdade
08- Desertores - Não Quero
09- Cólera - C.D.M.P.
10- Negligentes - Herói
11- Extermínio - Holocausto
12- Suburbanos - Era Suburbanos
13- Passeatas - Direito de protestar
14- Lixomania - Punk
15- Olho Seco - Haverá futuro
16- Decadência Social - Decadência social
17- Marginal - Estado de coma
18- Ratos de Porão - Novo Vietnã
19- Hino Mortal - Desequilíbrio
20- Ulster - Heresia
Nenhum comentário:
Postar um comentário