terça-feira, 3 de abril de 2012

Kiko Zambianchi: um dos maiores compositores do rock brasileiro

O cantor não estourou como outros artistas do gênero, mas foi um dos ícones dos anos 80

Além do sucesso, Kiko Zambianchi deixou a sua marca no rock brasileiro

O rock brasileiro se estabeleceu definitivamente nos anos 80, deixando de ser considerada uma febre passageira para se tornar parte importante da produção fonográfica nacional. Muitos artistas paulistas fizeram sucesso e se tornaram ícones da época. Foi o caso de Kiko Zambianchi, que nasceu em Ribeirão Preto (SP) e foi para a capital no início daquela década.

Já em seu primeiro lançamento, o LP “Choque”, de 1985, Kiko emplacou três sucessos: a homônima ao disco, “Rolam as Pedras” e “Primeiros Erros”. Um ano depois, o cantor lançou o álbum “Quadro Vivo”, que teve a música “Alguém” na trilha sonora da novela Roda de Fogo, da Rede Globo.

Diversos artistas regravaram as composições de Kiko, como Marina Lima, com “Eu Te Amo Você”, de 1986. Mas a parceria com a banda Capital Inicial durou mais que apenas algumas regravações: em 2000, o grupo brasiliense convidou o compositor a participar de seu álbum acústico, produzido pela MTV. Além disso, no disco “Rosas e Vinho Tinto”, do Capital Inicial, Kiko participou de nove faixas, com maestria, e assinou a pré-produção ao junto a Dinho Ouro Preto.

Apesar de ter decepcionado alguns amantes do rock e, principalmente, alguns beatlemaníacos, ao lançar a versão brasileira de “Hey Jude”, composta pelo ex-beatle Paul McCartney, Kiko Zambianchi é uma inegável referência do rock paulista da década de 80.

Um comentário:

  1. Evite dois pontos no título. Está repetitivo no blog.

    Ótimo texto e links.

    ResponderExcluir