terça-feira, 17 de abril de 2012

Ratos de Porão, os "trintões" do punk paulista

Uma das primeiras bandas do movimento punk em São Paulo, completa trintas anos de carreira

A formação atual do Ratos de Porão: o baixista Juninho, o guitarrista Jão, o vocalista João Gordo e o baterista Boka

O grupo surgiu no começo da década de 1980, influenciado pelo movimento punk que começava a se expandir pelo Brasil, o conjunto era formado pelo vocalista e guitarrista, João Carlos Molina, (o Jão), seu primo, o baterista Roberto Masseti e o amigo e baixista, Jarbas Alves, (o jabá). O primeiro disco do trio foi lançado em 1984 e chamava-se "Crucificados pelo sistema". O LP é considerado o primeiro álbum individual gravado por uma banda de punk na América Latina. Após a gravação do disco João Gordo entra para a banda e se torna vocalista.

Apesar de circular na cena underground de São Paulo, o quarteto é considerado referência do movimento punk em todo país e em países dos continentes Europeu, da América do Norte e América do Sul. Ao longo dos seus 30 anos de carreira o Ratos de Porão já gravou 13 discos e uma videografia contando a sua história. Atualmente eles se preparam para uma maratona de shows em comemoração aos 30 anos de sucesso.

Um comentário:

  1. trintas anos?

    Se você pegou a informação de ser o primeiro disco de punk da América Latina na Wikipedia, cuidado. Precisa checar isso, pq diversas outras bandas lançaram disco aquele ano.

    Se não me engano, o João Gordo entra pra banda logo depois do Sub, ou seja, antes do Crucificados.

    Falta muita informação no texto. Por exemplo, as turnês que eles fizeram na Europa, os outros discos etc.

    ResponderExcluir