terça-feira, 17 de abril de 2012

A primeira banda desse BRock

A banda Gang 90 é considerada a pioneira do rock brasileiro de 80

No início dos anos 80, o jornalista carioca Julio Barroso escrevia de Nova York críticas musicais sobre as novas tendências e, em fevereiro de 1981 escrevera no “Jornal do Disco” sobre a new wave, pela qual era fascinado. Quando voltou ao Brasil Julio realizou uma performance, junto com mais quatro meninas, na Paulicéia Desvairada – casa paulistana onde trabalhava como disc-jóquei – e surgia assim a banda Gang 90 & as Absurdettes.
 Logo após a banda paulista se apresentar no Lira Paulistana, em São Paulo, e no Morro da Urca, no Rio, realizaram um show no festival MPB 81, com o maracanazinho lotado, onde emplacariam a música mais conhecida “Perdidos na selva”. Julio Barroso e a sua banda não explodiram na mídia nacional naquele ano, mas, críticos e músicos consideram a Gang 90 & as Absurdettes pioneira deste BRock. 

Nelson Motta, por exemplo, entende que a banda é a precursora deste novo rock brasileiro por incorporar e levar a um público grande os elementos new wave das bandas nova-iorquinas (mesmo já existindo alguns grupos new wave na praça), as quais Julio Barroso tinha afeição e acabou se tornando uma marca dessa década. Em 6 de julho de 1984, Julio morreu com apenas 30 anos ao cair de um prédio na Santa Cecília.

4 comentários:

  1. Então, a Blitz é de 1980!

    O que é o Jornal do Disco? Eu sei, mas você tem que contextualizar, pq ninguém sabe.

    Vale dizer também que eles foram selecionados para o MPB Shell com outra música e na hora tocaram Perdidos na Selva. Foram desclassificados, não emplacaram nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Como assim professor??? A Blitz estreou em fevereiro de 81 no Bar Caribe, mas saiu do underground somente em 82. Em 1980 Evandro e o pessoal apenas brincavam de banda no circo. FONTE: DAPIEVE, Arthur. BRock - O rock brasileiro dos anos 80.
      Lobão, Nelson Motta, Arthur Dapieve e outros tantos críticos e músicos consideram a Gang a pioneira desse rock 80, não a primeira a estourar.
      Me explica isso.

      Em relação à contextualização do Jornal do Disco eu concordo, deveria ter falado que é um encarte da revista Somtrês.

      Ao utilizar a palavra "emplacaram" posso ter me expressado mal, o intuito era apenas dizer que eles estavam tocando no festival(até ressaltei que não explodiram na mídia)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir