terça-feira, 15 de maio de 2012

A identidade do rock paulista dos anos 80

Gang 90 e As Absurdettes: um dos primeiros grupos new wave do Brasil

O que destacava o rock produzido em São Paulo dos outros estados no início dos anos 80 era a mistura de diferentes subgêneros que, juntamente com outros aspectos, formaram a identidade do cenário roqueiro paulista do início década. As bandas paulistas que iniciaram suas atividades entre 1980 e 1981, e ajudaram a caracterizar o rock de São Paulo ao longo da década, foram Gang 90 e As Absurdettes, Agentts, Verminose (que se tornaria Magazine), Azul 29, Voluntários da Pátria e Ira.

Na década de 80, os locais em que as bandas se apresentavam em São Paulo, que se dividiam em discotecas e casas de show, eram a maneira primordial de divulgação das bandas, e constituíam um aspecto especial, que tornava o circuito roqueiro paulista uma ferramenta eficaz de exposição até mesmo para grupos de outros estados do Brasil. Em 1983, por exemplo, o Capital Inicial seguiu os passos das bandas brasilienses Legião Urbana, Finis Africae e Escola de Escândalos, e foi para São Paulo.

Em São Paulo, as bandas frequentavam o circuito formado pelo Teatro Lira Paulistana, porão localizado na Vila Madalena, pela butique Kaos Brasilis, e por bares como Calabar, Pierrô Lunar e Pub Vitória. Em 1984, quando os espaços começaram a não dar mais conta de tantas bandas que surgiam, tampouco do público que queria vê-las de perto, surgiram as danceterias, muitas: Madame Satã, Carbono 14, Rose Bom Bom, Napalm, Rádio Clube, entre outras.  

Um comentário:

  1. O texto está confuso, pois locais de apresentação não definem a priori identidade. E nem sei se dá pra dizer que há uma única identidade do rock paulista, já que a variedade era grande.

    "ajudaram a caracterizar o rock de São Paulo ao longo da década, foram Gang 90 e As Absurdettes, Agentts, Verminose (que se tornaria Magazine), Azul 29, Voluntários da Pátria e Ira." Não sei se esta frase é válida. São bandas muito diferentes.

    Também não sei dizer de cabeça que as bandas brasilienses citadas se estabeleceram em SP. O Capital Inicial com certeza sim, mas a Legião se baseou no Rio de Janeiro. As outras duas não sei.

    ResponderExcluir