terça-feira, 15 de maio de 2012

O Rock in Rio transformou o show de rock no Brasil

Em 1985 acontecia o primeiro grande festival internacional de rock no país 


Mesmo ocorrendo lá para as bandas cariocas, o evento do Rock in Rio reconfigurou a estrutura de show perante o país inteiro. Pela primeira vez o país recebeu artistas do pop/rock de renome internacional como James Taylor, Queen, Rod Stewart, Nina Hagen, Yes, Iron Maden, Pretenders, B-52s e AC/DC. Também apresentaram-se os artistas nacionais que emergiram na década de 80, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Blitz, Kid Abelha e Lulu Santos e os roqueiros de outras gerações. O evento teve altíssima repercussão na mídia e foi um divisor de águas para o rock brasileiro.


“O Rock in Rio se tornou a grande coqueluche para a mídia brasileira – a Rede Globo o transmitiu diariamente em versões editadas, com os melhores momentos – e alçou de vez o rock como ‘modismo’ no país.” definiu o sociólogo Julio Naves Ribeiro.
O evento não contou com a participação dos grupos paulistas, mas o rock aumentou ainda mais seu espaço na mídia brasileira e os shows se transformarem em estruturas com mega-produção. A parte ruim: não houve mais espaço para as danceterias e assim elas fecharam. A banda paulista RPM, por exemplo, era tietada por milhares de fãs, com a realização de show enormes e milhões de discos vendidos. 
O vídeo abaixo, uma reportagem especial de 1986, começa com uma qualidade, mas logo melhora a ponto de percebemos a estrutura montada para o RPM:


2 comentários:

  1. "Pela primeira vez o país recebeu artistas do pop/rock de renome internacional". Não. Foi o primeiro grande festival, mas, só para citar alguns, já tinham vindo ao Brasil bandas como Genesis (1975), Queen (81), Van Halen (83) e Kiss (Não me lembro se antes ou no mesmo ano do Rock in Rio).

    "a Rede Globo o transmitiu diariamente em versões editadas, com os melhores momentos". Não. Que eu me lembre, alguns shows foram transmitidos na íntegra.

    "A parte ruim: não houve mais espaço para as danceterias e assim elas fecharam." De onde você tirou essa informação?

    ResponderExcluir
  2. Então.. tive como base as informações do sociólogo Julio que citei no texto, inclusive das danceterias.
    livro: Bora Bora ou Lugar Nenhum? de Julio Naves Ribeiro

    ResponderExcluir