terça-feira, 22 de maio de 2012

Paulicéia Desvairada

A vida breve do Paulicéia Desvairada - uma das primeiras danceterias da década de 80


Cada geração elege quais serão os seus ícones e símbolos que irão representá-la. Tais ícones e símbolos são escolhidos porque traduzem o comportamento, ou seja, são a “cara” da geração. Na década de 80 isso não foi muito diferente. Muitas casas noturnas foram abertas e acabaram se tornando esses símbolos.

As casas noturnas passaram a diversificar suas programações e além de abrirem espaço para as bandas, introduziram na noite apresentações e vídeos, performances artísticas, apresentações teatrais e DJs que discotecavam através das pick-ups.

No começo da década de 80, Nelson Motta foi para Nova York visitar Júlio Barroso (futuro fundador do Gang 90 & As Absurdettes) que estava passando uma temporada por lá. Júlio levou Nelson para conhecer o Ritz, uma nova casa noturna da cidade onde se apresentava a banda Kid Creole and the Coconuts, nova sensação de Nova York. Nelson Motta saiu do show extasiado e cheio de ideias. Quando voltou para o Brasil, resolveu abrir uma casa noturna aos moldes do Ritz. Foi atrás de Ricardo Amaral que já era megaempresário da noite paulistana e lhe fez a proposta. Ricardo Amaral topou e assim surgiu o Paulicéia Desvairada.

A Paulicéia Desvairada foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1980, um dia trágico para o rock mundial, dia do assassinato de John Lennon. Júlio Barroso operava a cabine de som e tudo o que rolou de música na festa. Sucesso total. Júlio Barroso, apesar de ser carioca, provavelmente foi o primeiro DJ de São Paulo que se tem conhecimento, pelo menos depois da época das discotecas nas décadas de 60 e 70 e que recebeu essa nomenclatura.

As noites corriam bem e animadas no Paulicéia Desvairada com Júlio Barroso nas pick-ups. Mas com dificuldades financeiras e problemas se acumulando, em menos de um ano o Paulicéia Desvairada fechou suas portas.

Um comentário:

  1. "o primeiro DJ de São Paulo que se tem conhecimento, pelo menos depois da época das discotecas nas décadas de 60 e 70 e que recebeu essa nomenclatura." Frase confusa. Para mais informações sobre a história dos DJs no brasil, Todo DJ Já Sambou, da Claudia Assef.

    Falta dizer onde era a casa. Não tem uma única foto?

    ResponderExcluir