terça-feira, 27 de março de 2012

Da finada 89 FM A Rádio Rock à Fast 89 FM

A rádio paulista deixou muita gente carente quando se tornou a rádio pop


Nascimento em dezembro de 85 e óbito oficial em julho de 2006. Este é o ano da transgressão de uma rádio rock para uma rádio pop, hoje nomeada Fast 89 FM. A velha 89 ficou marcada, juntamente com a rádio Fluminense FM, por ser uma das precursoras a tocar rock. Em São Paulo, sua principal concorrente era a 97 FM, cuja não tinha a mesma amplitude. A 89 Rádio Rock alcançava as cidades do interior Sorocaba e Campinas, e ainda tinha retransmissoras até em outros estados. Ainda mais: se potencializara num símbolo de uma geração. Se quisesse ouvir rock era só ligar na frequência 89,1.


Alguns dizem que a rádio sempre foi conforme a correnteza, criticando-a por desde o início tocar o som conforme o mercado, e por isso mais tarde, com a perda de audiência, tenha definitivamente assumido este lado comercial. O fato é que sendo comercial ou não, sua marca ficou na mente de muitos roqueiros, com programas como Comando Metal e Pressão Total. Afinal, eram milhares de carros rodando com o adesivo da 89.


O clássico adesivo da antiga rádio

Em 2006, perdendo para a concorrência em seus últimos anos de vida, ocorre a mudança de direção. São demitidos locutores e a programação muda. O nome da rádio perde a expressão “A Rádio Rock” e logo ganha a atual “Fast”. Começa-se a tocar o black music e o dance music. O que ficou foi a nostalgia.

Hoje a Kiss FM(102,1) é a rádio rock de São Paulo, voltada ao público do rock clássico. Mas uma retransmissora da extinta 89 continua em Santos: a 98 A Rádio Rock, com programas como o Arquivo do Rock, que deixava muita gente com o ouvido grudado ao aparelho de som. Abaixo segue um pouco do que seria o programa.


Um comentário: