terça-feira, 13 de março de 2012

Do it yourself

Ainda é possível deixar os produtores e fazer rock com as próprias mãos

A combustível que movia o rock dos anos 80 era o “do it yourself”, ou seja, a banda fazia tudo sozinha. Organizava shows, vendia seus discos, fazia sua própria publicidade e até confeccionava suas próprias roupas. Tudo fazia parte do universo das bandas que preferiam contrariar o assédio das gravadoras.

É um estilo de vida intrínseco ao underground. Um underground que ainda sobrevive nos cantos da nossa cidade, e desta forma, continua carregando com ele o espírito “do it yourself”.  É um espírito selvagem que teve de se adaptar a um novo mundo. A roupa rasgada já vem pronta, não existem mais discos, e a forma de divulgar a sua banda é outra.

Mas, mesmo com a ideologia oitentista enfraquecida, o novo século nos propicia o resgate desse “do it yourself”.

A tecnologia mais madura é o instrumento que possibilita às novas bandas darem um tapa nas gravadoras. Hoje se pode ter um estúdio de gravação no seu PC (baixando, inclusive, os programas pela net), divulgar trabalhos em dezenas de sites e compartilhar informações sobre projetos novos pela rede. Este é um admirável mundo novo, no qual você nasce primeiro no mundo virtual para se tornar real. Mas é tudo com o seu suor.

Um comentário:

  1. O texto está ótimo. Eu só mudaria o título, para algo que chame mais e não seja em inglês.

    ResponderExcluir