terça-feira, 27 de março de 2012

Inocentes: Um dos porta-vozes do Punk Paulista

A banda, apesar do nome, pode ser considerada uma das culpadas pela explosão do movimento punk em São Paulo


Em 1981, o guitarrista Antônio Carlos Calegari, o baterista Marcelino Gonzales e o baixista Clemente Tadeu Nascimento, todos ex-Restos de Nada, e o novato Maurício, se uniram e formaram a banda Inocentes. Não demorou muito para que a banda ganhasse notoriedade na cena punk paulista e se tornasse uma de suas porta-vozes.

Junto com as bandas Cólera e Olho Seco gravaram o compacto “Grito Suburbano”, o primeiro LP que reuniu exclusivamente bandas punks brasileiras, lançada pelo selo “Punk Rock Discos” em 1982. No mesmo ano, participaram do festival punk “O Inicio do Fim do Mundo”, ocorrido no Sesc Pompéia e já falado anteriormente nesse blog. Em 1983, foram convidados por Fernando Meirelles a participarem do documentário “Garotos do Subúrbio”, ganhando mais destaque ainda, não só na cena punk e underground paulista. O vocalista, Clemente Nascimento, explica em uma frase de seu manifesto de 82 o objetivo do grupo e aproveita para alfinetar a conhecida e prestigiada da época “Vanguarda Paulista”:

“Estamos aqui para revolucionar a música popular brasileira, para pintar de negro a Asa Branca, atrasar o Trem das Onze, pisar sobre as flores de Geraldo Vandré e fazer da Amélia uma mulher qualquer.”

Tudo seguiu conforme planejado no inicio. O Inocentes nunca se venderam ao sistema e sempre permaneceram na cena musical independente. Porém, não menos fraca. Em 1995, a banda muda sua formação que permanece a mesma até hoje. Anselmo Monstro no baixo, Clemente Nascimento na voz e guitarra, Nonô na bateria e Ronaldo Passos na guitarra. Em 2001 comemoraram 20 anos de sucesso e gravaram um disco ao vivo no Sesc Pompéia, batizado 20 Anos ao Vivo. No ano passado, comemoração dos 30 anos da banda relançaram os três primeiros álbuns e começaram a gravar um documentário de nome surpresa por enquanto. O grupo irá participar da segunda edição do festival que aconteceu em 1982 no Sesc Pompéia e agora batizado como “ O Fim do Mundo, Enfim” ainda essa semana. O Rock Paulista 80’s acompanhará o show e trará as novidade na próxima semana.

Abaixo, vídeo da música Garotos do Subúrbio:

http://www.youtube.com/watch?v=_emapy6eXJM&feature=fvst

Um comentário:

  1. Evite dois pontos no título. Está repetitivo. Vários posts do blog estão assim. Dá pra dar mais molho.

    Legenda e crédito da foto?

    "Junto com as bandas Cólera e Olho Seco gravaram o compacto “Grito Suburbano”". Compacto? LP!

    " já falado anteriormente nesse blog." Link para o post.

    Coloque o vídeo direto na página.

    ResponderExcluir